Câncer de Pele

O câncer de pele tem uma alta incidência em todo o mundo. Ele inclui vários tipos de tumores diferentes, e apesar de alguns possuírem predisposição genética, a maior causa da doença continua sendo a exposição ao sol.

Atenção! Pessoas que mantém uma exposição constante ao sol devem solicitar uma avaliação anual com um dermatologista!

Carcinoma Basoescamoso

O Carcinoma Basoescamoso é um dos tumores de pele mais frequentes, que deve ser sempre prevenido com o uso constante de fotoprotetor (protetor solar) nas áreas expostas da pele.

O tratamento desse tipo de tumor é sempre cirúrgico, com uma margem de segurança alargada.

Carcinoma de Células Escamosas

Mais conhecido como Carcinoma Espino Celular, ou ainda CEC, é o segundo tumor de pele mais comum. Geralmente começa com uma lesão eritematosa que permanece em áreas principalmente expostas à luz solar, com a característica de formar várias camadas de escamas. Geralmente é pouco sintomático, pode ocorrer após lesões crônicas da pele e tem a característica de originar metástases.

Carcinoma de Célula de Merkel

O Carcinoma de Células de Merkel é um tumor raro geralmente acomete pacientes imunodeprimidos (que possuem o sistema imunológico prejudicado, seja por alguma outra doença, como a AIDS, seja por algum tipo de tratamento medicamentoso).

Melanoma

É um tumor maligno que pode facilmente invadir outros órgãos. Por isso é importante o diagnóstico precoce, devido ao número de casos, que vem aumentando a cada ano no Brasil. É um tumor pigmentado, que se origina nos melanócitos (melanina), portanto geralmente tem coloração amarronzada. Sua principal causa é o excesso de exposição à radiação ultravioleta, seja do sol ou de bronzeamento artificial.